Mesh 4U

Mesh4U é uma malha individualizada de titânio de grau 5 (Ti6AL4V), produzida por sinterização seletiva de laser (SLM), com bases em sistema de CAD-CAM e indicação de uso em técnicas regenerativas para atrofias ósses maxilares e mandibulares.

 Porquê Mesh4U? Passo a Passo Protocolo Cirúrgico Casos Clínicos Artigos

PORQUÊ Mesh4U?

É uma solução de crescimento ósseo fiável, devido à sua estabilidade e contenção dos grânulos de substituto osseo, no local da atrofia óssea, crucial que decorra o processo de regeneação óssea.

Preconizamos preenchimento do interior da malha com uma mistura de 50% osso autolólogo e 50% de um substituto ósseo da preferência do clínico. O osso autólogo presente contém as células ósseas necessárias ao processo regenerador, que é assim acelerado e facilitado.

Desenho de malha personalizada  Podemos Ajudar?

Desenho de malha personalizada passo a passo

 
 
 1. A Boneeasy é parceira de uma plataforma online gratuita – Tailoredimplant – onde pode desenhar a sua malha personalizada. No entanto, também poderá solicitar á equipa da Boneeasy para fazer o desenho da sua malha, acrescendo o valor desse serviço.

 2. Deverá aceder a www.tailoredimplant.com e criar o seu registo como médico. Deverá associar-se a uma clínica, caso o produto tenha de lhes ser faturado, em vez de a si.   



3. Após fazer o registo, descarregue o software Tailoredimplant para o seu computador. Deverá ter sistema Windows. A área de download encontra-se no final da página. Escolha a opção “Get Full Version”. O software ficará no seu computador para utilizar quando necessitar.



4. Abra o software Tailoredimplant. A primeira fase que lhe aparece é a de construção do modelo 3D do osso. Vai ter de carregar os ficheiros DICOM em “SELECT DICOM”



5. Selecionar os ficheiros, carregue em “IMPORT/UPDATE” Vai aparecer um modelo, incompleto na janela abaixo.



6. Para obter o modelo completo, tem de regular a visualização no botão “THRESHOLD FILTER” até aparecer o modelo completo. O ideal é não ter buracos nem excessos na imagem. Quando terminar de regular carregue em “NEXT” e aparecerá a imagem cinzenta como na imagem. Se estiver satisfeito com a imagem carregue em “CONFIRM”



7. De seguida vai ser direcionado para a página de modelação onde vai fazer o desenho da malha. Quando esta abrir, carregue em “START”. Para o desenho necessita de um rato com scroll ball. AVISO: apenas vai desenhar o volume que necessita de regenerar. A malha será desenhada pela equipa da Boneeasy e posteriormente enviada para sua validação.



8. O Modelo 3D vai aparecer e terá de eliminar as partes que não necessita. Com o botão direito do rato faça uma mancha sobre uma área que precisa (ver imagem) e selecione na barra lateral “REMOVE NON-LINKED”. Repita o processo até ter o modelo sem interferências. Clique na roda do rato e mova-o para rodar o modelo para o poder ver de vários ângulos. No final desta fase clique em “NEXT”



9. Para ver o modelo como na imagem, clique em “TOGGLE BONE TRANSPERANCY”. Selecione o fornecedor do seu produto em “SELECT GRAFT” , escolha “BONEEASY – MESH4U”. De seguida carregue em “NEXT”



10. Este passo é opcional. Permite colocar implantes dummy que o vão guiar na construção do volume a regenerar. Coloque o cursor sobre o local para onde os pretende importar, escolha o tamanho e carregue em “IMPORT IMPLANT”. Repita para o número de implantes que desejar.



11. Pode reposicionar os implantes selecionando as funções “MANIPULATOR ROTATE”, MANIPULATOR TRANSLATE” e “MANIPUlATOR SCALE” e usando o botão esquerdo do rato. Mude a transparência em “TOGGLE BONE TRANSPERANCY” para avaliar interferência dos implantes com estruturas anatómicas (nervo, sio maxilar…)



12. Coloque o cursor no local para onde pretende importar o enxerto. Carregue em “IMPORT GRAFT”. Use as funções “MANIPULATOR TRANSLATE”, “MANIPULATOR ROTATE” e “MANIPULATOR SCALE” para ajustar o tamanho e posição do bloco.



13. Aparece um aviso que o bloco vai ser separado do modelo. Carregue “OK”. Esta fase não tem interferência com o trabalho a ser realizado pela equipa da Boneeasy. Faça apenas “NEXT”



14. O passo seguinte é a colocação de parafusos de osteossíntese de teste. Esta fase não é necessária pois a equipa da Boneeasy faz o estudo da posição dos parafusos quando desenha a malha para sua posterior aprovação. Pode fazer “NEXT”.



15. Preencha os dados solicitados. Nome para o caso clínico (à sua escolha) e o nome completo do paciente. Aqui tem a informação do preço da malha de acordo com o fornecedor que escolheu, neste caso, a Boneeasy. O preço apresentado não inclui taxas. Se aceita o valor apresentado, faça “EXPORT MESH” e o seu pedido fica submetido. Vá a Tailoredimplant, entre com o seu login e confirme em “ORDERS” o seu pedido.


PROTOCOLO CIRÚRGICO  Podemos Ajudar?





PROTOCOLO CIRÚRGICO

Mesh4U deve ser preenchida com uma mistura de substituto ósseo e osso autólogo coletado, num ratio de 50%/50%. O protocolo cirúrgico é:

1. A incisão supra crestal larga, passando pelo menos 1 cm do final do enxerto. As incisões verticais devem ser evitadas (Figura 1)

2. Elevação periosseo com abas de espessura total

3. Corte de periósseo a 5 mm da borda da aba vestibular e desbridamento do músculo milo hióideo (Inferior). (Figura 2)

4. Coleta de osso com raspador no local onde vais ser feita a regeneração, ou outro que seja mais favorável

5. Perfuração do osso cortical, deve ser feita para obter acesso às células ósseas da medula. (Figura 3)

6. Teste o ajuste da malha.

7. Fixar a malha com parafusos, nos locais marcados (Figura 4)

8. Encha a malha com a mistura de osso autólogo e substituto pelas perfurações para evitar que o particulado possa escapar da área a regenerar.

9. Recubra a malha com membrana colagénio e suture ao periosseo ou fixo com tachas / pinos.

10. Solte as abas da tensão e suture em duas camadas, com sutura de PTFE e com sutura contínua de polipropileno (Figura 5)

11. Terapia antibiótica durante 10 dias.

12. Remova a sutura no final de 20 dias.

Ver imagens do Protocolo

CASOS CLÍNICOS  Podemos Ajudar?





FALE CONOSCO!

Estamos aqui para ajudar. Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato, gostaríamos de o ouvir!

Travessa da Navega, 436 C 3885-183 Arada, Aveiro, Portugal

info@boneeasy.com

(+351) 256 782 047   (+351) 915 399 974

BoneEasy Facebook Page

BoneEasy YouTube Channel

BoneEasy Instagram Page

BoneEasy Twitter Page